Correr pode aumentar a expectativa de vida

Alergias
24 de agosto de 2017
Cuidados com a saúde no frio
28 de agosto de 2017

Correr pode aumentar a expectativa de vida

O exercício mais eficaz para aumentar a expectativa de vida é a corrida. Um novo estudo apontou que os corredores costumam a viver três anos a mais se comparados com aquelas pessoas que não correm.

Um estudo realizados durante o período de três anos por um grupo de cientistas esportivos analisou dados de inúmeros exames de médicos e de saúde realizados pelo Instituto Cooper, em Dallas, nos Estados Unidos. Os resultados revelaram que apenas cinco minutos de corrida diária já pode prolongar a expectativa de vida.

Independente do ritmo ou da duração da corrida, os cientistas apontaram que a corrida diminuía o risco de morte prematura em casa 40%, mesmo levando em conta os hábitos como fumo, bebida e histórico de problemas de saúde na família, como hipertensão e obesidade.

Os cientistas calcularam que correr proporciona mais horas de vida do que consome. Em duas horas semanais de treinamento, os corredores gastariam menos de seis meses de vida na pista de corrida ao longo de 40 anos, embora aumentasse a expectativa de vida em 3,2 anos, ganhando assim 2,8 anos.

No entanto outros exercícios também pode ajudar a aumentar essa expectativa, mesmo que não seja na mesma intensidade que a corrida. De acordo com os cientistas caminhar, andar de bicicleta e realizar outras atividades, geralmente diminuem o risco de morte prematura em cerca de 12%.

Apesar de não saber exatamente o porquê de a corrida ser tão eficiente contra a mortalidade precoce, o estudo aponta que é provável que essa atividade combata muitos fatores de risco mais comuns, incluindo pressão sanguínea elevada e gordura corporal em excesso.

//]]>