Cuidados especiais com a chegada da primavera

Dia Nacional de Combate ao Fumo: os riscos do tabagismo
29 de agosto de 2017
vitamica c
Os benefícios da Vitamina C para a saúde
28 de setembro de 2017

Cuidados especiais com a chegada da primavera

Cuidados chegada primavera

No último dia 22 de setembro começou a primavera, o período mais colorido do ano. Nessa estação é natural que as pessoas passem mais tempo ao ar livre, fugindo do que é artificial e eletrônico, devido as belezas proporcionadas pela natureza, como as flores, dias de sol e calor.

No entanto, essas belezas também podem trazer alguns problemas. Durante os três meses dessa estação, o clima possui algumas características peculiares, que quando combinadas, podem trazer incômodos para a saúde.  Por exemplo, para as pessoas que sofrem com complicações respiratórios, o clima quente e úmido e o processo de polinização se tornam um transtorno.

Alguns cuidados são importantes para que você possa curtir a primavera com mais tranquilidade:

Olhos

O aumento da temperatura e da umidade do ar cria um ambiente propicio para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, que podem acabar interagindo com o corpo, principalmente com a mucosa dos olhos. Durante o período da primavera, as conjuntivites são mais comuns.  Para não agravar o problema evite contato direto entre as mãos e a mucosa ocular e faça uso de colírios neutros logo nos primeiros sinais de irritação nos olhos.

Ambientes arejados

Durante esta estação, o pólen das flores se desprende a se transporta pelo ar. Ao respirar esse ar com elevadas substâncias estranhas, o sistema respiratório pode sofrer irritações como rinites alérgicas, coriza e constantes coceiras no nariz. Para atenuar esses efeitos é importante abrir as janelas e deixar o sol entrar, além de manter os ambientes bem ventilados para a circulação do ar, evitando o acúmulo de grãos de pólen e de ácaros.

Limpeza neutra

Substitua os produtos de limpezas com cheiros fortes que contem aditivos químicos por um pano úmido e sabão neutro. Suficiente para deixar a casa limpa e higienizada, sem correr o risco de desencadear uma crise alérgica sem necessidade.

Higienize roupas guardadas

Nas mudanças de estação é comum mexer no guarda roupa para utilizar aquelas roupas que ficaram esquecidas no período passado. No entanto, é importante lembrar que essas roupas podem estar guardadas a muito tempo em locais escuros e pouco ventilados. O ideal é higienizar as peças que estavam guardadas antes de vesti-las. Lave-as com um sabão neutro e deixe-as secar no sol, para garantir que os fungos e ácaros foram embora.

Cuidado com as crianças

Naturalmente, as crianças são mais sensíveis às alergias respiratórias. Nos ambientes infantis a atenção precisa ser redobrada. Além da ventilação e higienização dos armários, suspender o uso de tapetes durante esse período pode ajudar. Os brinquedos de pelúcia também devem ser guardados, de preferência, em sacos plásticos.

Hidratação da pele

O contato direto dos ventos constantes da primavera na pele pode resseca-la, o que provoca a perda de elasticidade, criando um aspecto opaco e sem vida, com descamação, coceira e até fissuras bastante doloridas. Nesse período, o ideal é utilizar hidratantes corporais em abundância, dando preferência aos com pouco ou sem perfume.