Os benefícios da Vitamina C para a saúde

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Os benefícios da Vitamina C para a saúde

vitamica c

A vitamina C não é produzida pelo corpo humano e deve ser consumida, pois participa de uma série de processos orgânicos essenciais para que o corpo permaneça em equilíbrio. Quando está em falta pode ser relacionada a casos de subnutrição ou de dieta extremamente pobre e inadequada.

Alguns dos benefícios da Vitamina C:

Efeito antioxidante

Os alimentos que contém vitamina C possuem poderoso efeito antioxidante, anulando a ação dos radicais livres no organismo. Quando em excesso, os radicais livres, podem danificar diversas estruturas corporais, sendo eles os responsáveis por doenças crônicas e degenerativas.

Coração

A vitamina C é indicada para aquelas pessoas que tem problemas cardiovasculares. Novamente por causa da sua ação antioxidante, atua no combate ao acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, o que ajuda no tratamento de quadros de hipertensão e evita infartos ou AVCs.

 Metabolismo

Age no metabolismo auxiliando na absorção de ferro, se tornando um “remédio alimentar” para quem possui anemia. Controla os níveis de açúcar no sangue, sendo de extrema importância para aquelas pessoas que sofrem com diabete. Ao manter níveis baixos de açúcar no sangue colabora também para a perda de peso, pois estimula a queima de gorduras já existentes para obtenção de energia e reduz a produção de insulina no corpo.

Imunidade

Consumir a vitamina C diariamente proporciona o fortalecimento do sistema imunológico do corpo humano, diminuindo as chances de infecção por agentes externos. No entanto, esse processo deve ser regulado e frequente, pois não vai adiantar tomar uma superdosagem diante dos primeiros sintomas de gripe.

Estresse

Pesquisas apontam que uma dosagem de vitamina C no corpo pode ajudar a diminuir os níveis de produção de cortisol, um hormônio que está relacionado ao estresse e situações de perigo.

Pele, Cabelo e Unhas

A vitamina C também estimula a produção de colágeno, é protagonista na função de retardar o envelhecimento precoce e a formação das rugas, além de auxiliar na produção de proteínas que fortalecem o cabelo e as unhas.

Alimentos que contém Vitamina C

As frutas e vegetais são as melhores fontes de vitamina C. As melhores frutas com vitamina C são camu-camu (fruta da Amazônia) e acerola. Também, ótimos índices de vitamina C são encontrados na goiaba, kiwi, morango, laranja, pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, goji berry, cranberry e caju.