Quais os sintomas da vista cansada e o que fazer para melhorar

Saiba como tirar a carteira de motorista!
12 de novembro de 2018

Quais os sintomas da vista cansada e o que fazer para melhorar

Vista Cansada

Se você está com dificuldades para ler ou para enxergar de perto e precisa dar uma afastada no celular ou no livro, você pode estar com presbiopia, também conhecida como vista cansada.
Ela é muito comum em pessoas com mais de 40 anos de idade, momento em que a lente do olho vai perdendo a sua flexibilidade, então você começa a ter dificuldades para focar em objetos próximos.

O que é a vista cansada?

Com certeza, você já ouviu falar na “síndrome do braço curto”. Você sabia que ela tem tudo a ver com a vista cansada? Pois é! Quando a gente não consegue enxergar de perto, vai afastando o objeto com o braço até que o olho consiga focar no que é preciso. Entretanto, em determinado momento, nem a distância do braço permite que a pessoa consiga enxergar bem. Daí o nome “braço curto”.
A vista cansada nada mais é do que a perda da elasticidade do cristalino, uma espécie de lente do olho que fica entre a íris e o vítreo. Essa perda gradual da flexibilidade faz com que essa lente não consiga se acomodar no olho da mesma forma que antes, por isso a dificuldade de focar em objetos próximos. Esse é um processo natural, por isso, você não deve se preocupar.
É exatamente isso que faz com que algumas pessoas deixem de usar óculos a partir dos 40 anos, enquanto outras passem a utilizá-lo diariamente.
Aquelas pessoas que nunca precisaram de óculos para corrigir a visão passam a sentir um desconforto ainda maior, mas utilizar os óculos é muito importante para evitar as vistas cansadas.

Quais os sintomas da vista cansada?

É preciso estar muito atento porque os sintomas da vista cansada não se manifestam apenas na dificuldade em focar em algum objeto próximo. Além da dificuldade de ler ou enxergar de perto, outros sintomas são comuns:
– Sentir dor de cabeça ou cansaço depois de realizar alguma atividade que envolva leitura ou visão próxima.
– Em uma distância normal, é comum ter a visão borrada.
– Dificuldade de realizar trabalhos manuais, como colocar a linha em uma agulha.
– Dificuldade para ler letras pequenas, como as de uma bula, por exemplo.
– Necessidade de muita luz para conseguir ler ou enxergar objetos próximos.

O que fazer para aliviar os sintomas?

Não existe cura e nem cirurgia para a vista cansada. Portanto, que se pode fazer é, a partir de uma consulta oftalmológica, encontrar óculos adequados para cuidar dos seus olhos e evitar que suas vistas fiquem cansadas.
O ideal, para quem está com os sintomas incomodando, é não forçar ainda mais a vista e procurar um médico o quanto antes. Isso porque quanto mais você forçar, mais vai sentir.

Quando procurar um médico?

A verdade é que a vista cansada é um processo que vai acontecer com todas as pessoas. Alguns vão sentir mais os sintomas, outros menos. Entretanto, sem dúvidas, é algo que vai acontecer com todo mundo.
É muito importante ficar atento aos sintomas e procurar um médico oftalmológico assim que possível para que ele possa avaliar o caso e indicar a melhor alternativa de tratamento. Marque sua consulta agora mesmo.
É possível diminuir os sintomas e o cansaço através dos óculos, sem a necessidade de cirurgia. Para corrigir a presbiopia, existe, por exemplo, um procedimento para o implante de LIO. A melhor solução para corrigir a vista cansada, entretanto, será avaliada pelo médico.
Seja para a cirurgia ou para a utilização dos óculos, é importante o acompanhamento do oftalmologista. Utilizar óculos sem receituário e com o grau inadequado, por exemplo, pode aumentar ainda mais os problemas oculares.

Sobre a Express Saúde

E se você pensa que passar em um médico oftalmologista é muito caro, precisa conhecer a Express Saúde. Somos uma policlínica que oferece o melhor da saúde de uma forma acessível.
O nosso atendimento é acessível, rápido e, principalmente, humanizado. Isso faz toda a diferença na hora de realizar um tratamento, não é mesmo? Além da consulta, oferecemos também uma excelente estrutura para definir o seu diagnóstico com clareza, pois nosso compromisso é com você e com o seu bem-estar.
Está com algum dos sintomas de vista cansada? Não deixe de procurar um médico. Entre em contato com a Express Saúde, uma consulta custa menos do que você imagina.

//]]>